sábado, 24 de março de 2012

Festival Baixo Centro

DICA 34




Acontece em São Paulo de 23 de março a 01 de abril o festival Baixo Centro. O evento contará com diversas atividades multidisciplinares que visam levar cultura e entretenimento para uma região da cidade um tanto quanto carente desse tipo de iniciativa. O festival, organizado pela Casa de Cultura Digital (CCD), ocupará bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Barra Funda e República, na região que se convencionou chamar de Baixo Centro.

A Casa de Cultura Digital, cuja sede se localiza numa pitoresca vila de imigrantes italianos bem no coração do Baixo Centro, organiza o festival a partir do seu núcleo cultural. Para quem não sabe, o CCD funciona como um fomentador de ideias voltadas ao universo pós-digital, com a participação ativa de mais de 50 pessoas que colaboram em projetos, propõem discussões e organizam eventos como este.

O festival Baixo Centro nasce envolvido nesta aura web 2.0. Todo o evento foi desenhado para ser descentralizado, auto-gerido e independente. Os projetos foram inscritos e selecionados de forma colaborativa. Serão mais de 100 atividades, distribuidas até o dia 1 de abril. As atividades vão desde cinema a céu aberto, um pique-nique open source (onde os participantes estão convidados a compartilhar não somente alimentos e bebidas, mas a levar também seus pendrives e hard-disks pra compartilhar outras coisas), campeonatos de futebol auto-geridos, Yoga ao ar livre e assim vai. Para fechar, toda e qualquer obra gerada durante o festival será licensiada sob o regime de copyleft.

O festival Baixo Centro também buscou uma forma independente de se custear. Olha o Crowdfunding aí de novo! Através do site catarse.me, a organização do festival coseguiu arrecadar mais de 17 mil reais. Além disso, o Baixo Centro realizou leilões colaborativos que ajudaram a pagar a conta total. Isso tudo aponta em um caminho interessante onde os eventos culturais não dependem mais da boa vontade da máquina pública para acontecerem. Em um panorama cultural onde o governo não oferece as alternativas adequadas (leia-se total abandono da cultura pela atual gestão da cidade), a sociedade enfim arregaça as mangas e começa a viabilizar suas próprias manifestações.

Quem é de música e dança, poderá aproveitar atividades como oficinas de maracatu, shows e também, olha só, uma Voodoohop no Minhocão. A festa, que tem sua trajetória intimamente ligada ao centro da capital paulista, acontece no domingo (25) a partir das 15h. Os entusiastas saem em procissão festiva, percorrendo o trajeto do monolítico elevado Costa e Silva ao som de ritmos brasileiros e eletrônicos.

Site do evento:

http://programacao.baixocentro.org/#lat=-23.538375999999747&lng=-46.65024509786946&zoom=16



FONTE: http://rraurl.com/cena/8244/Festival_Baixo_Centro_comeca_nessa_sexta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário